CTG Comunica
Em 2019, a CTG Brasil a UHE Jupiá, estruturou o Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento - PD-10381-0519/2019, para investigar como os atingidos e/ou envolvidos nas tragédias decorrentes de acidentes com barragens se portam e as boas práticas realizadas em países mais estruturados para o enfrentamento de emergências. A finalidade era desenvolver e implantar um ambiente de Gestão de Riscos de Desastres eficaz que pudesse ajudar a prevenir e minimizar os eventuais resultados nefastos em caso de desastres em suas hidrelétricas. Como área piloto, foi indicada a UHE Jupiá. A GEOCART foi a líder e principal desenvolvedora da equipe contratada para realizar a empreitada.
​
Em 2021, após cumprir integralmente o plano de trabalho proposto, a GEOCART entregou a plataforma CTG Comunica, uma ferramenta versátil e inovadora, que embute muitos dos conceitos advogados por nossa empresa para a gestão de riscos associados a situações de emergência:
-
A estruturação e carregamento de uma Base de Conhecimentos sobre as UHEs e o seu entorno, os riscos associados à sua natureza e os planos de ação de emergência elaborados;
-
A implantação de um GeoPortal atuando sobre esta base, com uma interface intuitiva que permite a sua utilização, consulta, atualização, visualização e troca de informações através de uma interface amigável com o uso de mapas e outros recursos gráficos pela comunidade vulnerável, pelos agentes envolvidos nas ações emergenciais e pela população em geral;
-
A montagem do Módulo de Comunicação que possibilita a comunicação bidirecional entre/intra o público interno e externo à gestão do empreendimento ou local sujeito a desastre;
-
A construção do Módulo de Capacitação, responsável pela aplicação de controle das trilhas de capacitação a serem aplicadas na população vulnerável.
​
O aspecto de inovação e originalidade do P&D, ficou demonstrado quando submetido ao International Innovation Awards® 2021, promovido pela Enterprise Asia, organização não governamental de empreendedorismo, com avaliação dos trabalhos por auditoria internacional, tendo sido premiado na categoria “Service & Solution”, em cerimônia virtual realizada no dia 08/12/2021. O resumo publicado nos anais – The Cube / 2021, está disponível em https://innovationaward.org/publication/ e a cerimonia de premiação pode ser vista aqui.
​
Uma outra apresentação pública onde foi possível demonstrar o ineditismo do projeto ocorreu no Seminário de Segurança de Barragens, no Palácio do Governo, em 23 de novembro de 2021, organizado pela Defesa Civil Estadual. Na ocasião, a CTG Brasil utilizou em sua apresentação o Módulo de Comunicação do CTG Comunica enviando, de forma redundante, alertas via SMS, WhatsApp, e-Mail e ligações para telefones fixos e celulares a cada um dos cerca de 160 representantes de prefeituras e órgãos de defesas civis municipais do Estado de São Paulo. Veja aqui como foi esta apresentação.
​
Ainda, os resultados do P&D foram apresentados em eventos especializados do setor elétrico brasilero, como:
-
“XVI EDAO – Encontro para Debates de Assuntos de Operação”, promovido pelo CIGRE-Brasil e ONS, em junho/2021.
-
I SP&D - Simpósio de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica na Área de Barragens”, promovido pelo Comitê Brasileiro de Barragens, em 29/10/2021
-
10º SENOP – Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas”, promovido pelo ONS, em 25/11/2021
O êxito do projeto levou a CTG Brasil a decidir pela implantação do CTG Comunica nas outras 13 usinas de seu grupo.
​
O software CTG Comunica teve o registro de propriedade intelectual junto ao INPI - Instituto Nacional de Produtos Industriais em 23/01/2022.