top of page

precatar
 

Plataforma de prevenção e redução de danos em acidentes e catástrofes

​

Condições climáticas adversas ou não esperadas em empreendimentos implantados pelo homem têm causado, infelizmente, perdas de vidas e danos vultosos nos últimos tempos. Quer por obrigações legais, quer de forma voluntária, planos de gestão de risco são elaborados para minimizar seus efeitos.

Infelizmente, depoimentos colhidos com sobreviventes em recentes tragédias no Brasil apontam a necessidade de aprimorar as execuções destes planos:

  • Não conheciam ou não entendiam os planos de ações que os orientassem sobre o que fazer e quais rotas de fuga deveriam ser seguidas;

  • Não houve nenhum aviso prévio sobre a catástrofe iminente e a evolução do grau de risco associado;

  • No momento crítico,  não receberam nenhum aviso de evacuação da área em risco;

  • Os componentes das equipes de salvamento não estavam devidamente equipados ou conheciam a área em risco;

  • Não haviam sido treinados para enfrentar a situação e/ou nunca haviam participado de uma simulação de reclamação;

  • Embora tivessem relatado anteriormente sobre o potencial de risco, nunca receberam algum retorno ou perceberam alguma ação de contenção de danos.

​

Embora acidentes e catástrofes nem sempre sejam evitáveis...

... não deixe para lamentar depois suas consequências

​

Aja antecipadamente...

  • Dê visibilidade aos seus planos de ações;

  • Capacite a população vulnerável e os agentes de apoio;

  • Incentive a vizinhança resiliente;

  • Pratique a comunicação bidirecional contínua.

... salve Vidas

​

Dê visibilidade aos seus planos de ações

Utilize mapas e outros recursos gráficos para dar visibilidade e possibilitar melhor entendimento dos seus planos de ações. Bancos de dados são configurados para armazenar e recuperar rapidamente todas as informações, de forma ágil, amigável e controlada. Possibilite o acesso e navegação virtual das rotas de evacuação previstas para cada zona de risco mapeada.

​

Capacite a população vulnerável e os agentes de apoio

Os dados da população vulnerável e dos agentes de apoio são levantados para que sejam definidos os protocolos de comunicação e as melhores trilhas de capacitação para qualificá-los a saber em detalhes a geografia das zonas de risco, a entender como se portar em cada uma delas, a conhecer as competências, os equipamentos e localizações das equipes de apoio e localizar e navegar previamente pelas rotas de evacuação.

​

Pratique a comunicação bidirecional contínua

A prevenção e redução de danos pressupõe uma comunicação contínua bidirecional entre todos os atores envolvidos: o responsável pelo empreendimento/gestor público, a população vulnerável e os agentes de apoio. Canais múltiplos de comunicação – e-mail, WhatsApp, SMS, redes sociais, telefonia, URA – garantem a recepção dos alertas. Adicionalmente, estão disponíveis recursos de mensagens padronizadas e gerenciamento de tempos de resposta monitorados, com escalonamento caso não respondidas.

​

Características técnicas

  • É modular e escalável para atender sua organização na forma e dimensão mais adequada para seus planos de ações;

  • Foi totalmente desenvolvido através de softwares open source, não exigirá a contratação de licenças de uso a cada expansão de sua utilização por novas plantas ou áreas;

  • Permite o acesso tanto por aplicativos instalados em smartphones quanto por navegadores conectados à internet;

  • Utiliza múltiplos canais simultâneos de comunicação – e-mail, WhatsApp, SMS, redes sociais, telefonia, URA – e rastreamento de retorno para garantir que haja uma contínua comunicação bidirecional entre todas as partes.

bottom of page